Dvd Review – Cannibal Holocaust

Data de Lançamento Original: 1979, Itália
Diretor:
Ruggero Deodato
Roteiristas:
Ruggero Deodato, Gianfranco Clerici
Elenco:
Robert Kerman, Francesca Ciardi, Perry Pirkanen, Luca Barbareschi, Salvatore Basile, Ricardo Fuentes

Data de Lançamento do Dvd: Novembro de 2009
Tempo de Duração:
95 minutes
Aspecto da Tela:
1.85:1 Anamorphic Widescreen
Rating:
18 anos/Uncut
Som:
Dolby Digital Stereo Inglês
Legendas:
Português
Distribuidora:
Platina Filmes
Código de Região:
Região 0, NTSC

Após uma espera de quase 30 anos, Cannibal Holocaust, a infame e polêmica obra-prima de Ruggero Deodato, chegou ao mercado de home video brasileiro em 2009, através da distribuidora independente Platina Filmes.

O filme que, quase foi lançado em dvd ainda na época da revista Cine Monstro e esbarrou nos altíssimos preços de licenciamento, hoje carrega uma longa lista de lançamentos ao redor do mundo, sendo o mais prestigiado a edição especial dupla da Grindhouse Releasings.

O lançamento da Platina Filmes traz o longa em sua versão uncut, com os 95 minutos do lançamento original, além de uma cena extendida nos extras.

Video:

Apresentado em 1.86:1, Widescreen anamórfico, a imagem possui bastante granulação (se tratando de um filme de 30 anos de idade, razoável). Não consegui identificar muitos artefatos de compressão e as cores apresentam uma tez acinzentada, como originalmente fora concebido, enquanto cenas na selva são saturadas e com cores fortes, um tanto amareladas, artifício que ressalta o uso de câmeras 16mm.

A transfer não parece ser a mesma da prestigiada edição da Grindhouse, sendo esta última mais limpa e clara. Entretanto, mesmo que não seja, parece vir de uma fonte superior à alguns lançamentos (e, definitivamente, nao é VHS rip como algumas distribuidoras nacionais costumam lançar).

Alguma pessoas reportaram problemas com legendas (erros gramaticais, traduções erradas) mas confesso que não encontrei nada de relevante nessa ordem. Minha reclamação com as legendas é a cor utilizada, no video ela, as vezes, aparece desbotada mas nada que comprometa muito.

Som:

O dvd possui uma trilha Dolby 2.0 em inglês, não apresentando o mix mono original. Como este filme nunca fora lançando no Brasil, é impossível pedir uma trilha dublada.

O som é um tanto abafado, mais evidente nas cenas filmadas na selva. A belíssima trilha de Riz Ortolani, entretanto, ressalta aos ouvidos de maneira clara e limpa.

Extras:

Um dos dilemas que cercam as distribuidoras independentes é a falta de extras, algo que se tornou praxe entre os lançamentos em dvd.

De fato, é possível entender o porquê já que estas distribuidoras não possuem possibilidades de rodar seus próprios featurettes e o licenciamento de material dessa natureza apartir de outras distribuidoras internacionais é caríssimo e inviável.

Portanto, o que temos neste dvd são os extras padrões como trailers (em diferentes versões como Italiano, Alemão e o trailer do relançamento da Grindhouse) e a sequência extendida de  “A Última Estrada para o Inferno”, mostrando material do que seria um documentário-mondo de Alan Yates, personagem de Carl Gabriel York, com imagens gráficas de execuções na Nigéria, marcando 1 minuto e 44 segundos.

Veredito:


É preciso parabenizar a atitude louvável da Platina Filmes de ser a primeira distribuidora nacional a se aventurar na odisséia de trazer um título tão complicado e esperado quanto Cannibal Holocaust.

O material é bom, a qualidade é preponderante e acima da média comum aos lançamentos de distribuidoras independentes no Brasil. Felizmente, a Platina sabe das limitações de seu lançamento e o entrega para o consumidor com um valor justo por um produto bem acabado que, infelizmente, não tem como competir com a luxuosa edição R1 mas se propõe a trazer CH ao Brasil e o faz com propriedade.

Apesar de indicar sempre a fantástica edição da Grindhouse, Cannibal Holocaust nacional é uma boa pedida para quem quer ter o filme com legendas ou não costuma importar dvds.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s