As Muitas Faces de … Jason Vorhees!

Na imensa franquia Sexta Feira 13, o cultuado assassino passou de vilão para protagonista em pouco tempo. Seu carisma (ou a falta dele) acabou gerando uma legião de fãs que desapropiaram a máscara de hoquei do esporte que lhe dá nome e a transformaram em sinônimo de Jason Vorhees. E quando Jason está sem a máscara, nos momentos de lazer ? Como ele se parece ?

Ao decorrer da série, se tornou comum que Jason revelasse seu rosto no climax do filme. O problema é que sua aparência foi mudando ao longo da franquia, variando pelos maquiadores envolvidos até a necessidade de mudar seu aspecto pelo fim do filme anterior.

Sexta Feira 13 Parte I (1980)

Se este é o único filme da série onde o maníaco mascarado não é o vilão, ele aparece no finalzinho para mostrar seu rosto ao mundo. Vemos Jason aqui como uma criança deformada, com a pele enrugada e cheio de plantas o cobrindo, já que a imprensão dada é que estava submerso durante anos dentro do lago. Apesar da aparência feiosa, este Jason está mais para um ser humano deformado do que uma criatura do inferno, como viria a acontecer nas ultimas continuações.

O responsável pela maquiagem, Tom Savini, foi também o responsável pela aparição do futuro vilão neste filme, influenciado pelo susto que “Carrie” dá ao espectador no fim do filme.

Sexta Feira 13 Parte II (1981)

A segunda parte é o primeiro filme na qual Jason é o vilão e, como forma de esconder a face, usa um … saco de batatas (!!!) na cabeça. Entretanto, nos trinta segundos finais do filme, revela sua face ao reaparecer no clássico clichê do susto final, tendo seus braços cortados.

Aqui Jason segue a linha de maquiagem do primeiro filme, mais próximo de um ser humano deformado. Neste caso, nosso vilão ostenta uma cabeleira, barba e tem a pele toda deformada, quase um “hippie” que nasceu em Chernobyl.

Uma curiosidade sobre o filme é que Jason é interpretado por dois atores diferentes: Warrington Gillette como o vilão sem máscara e Steve Daskawisz como o mascarado.

Sexta Feira 13 Parte III (1982)

A Sexta Feira 3D é importante por introduzir a famosa máscara de hóquei, que Jason “rouba” de uma das suas vítimas. Nela, também temos o maior tempo de exposição do rosto do assassino e ele mudou radicalmente (o que só não é absurdo porque se trata do truncado e confuso universo da franquia), passando a ser careca, cheio de cicatrizes, um dos olhos disforme, além da falta de alguns dentes.

Jason assume uma aparência mais “filme de terror” nesta sequência, lembrando um ogro, com feições mais vilanescas e começando a se distanciar da aparência de um ser humano deformado.

Apesar dos pesares, essa é a aparência que mais acho interessante.

Sexta-Feira 13 – O Capítulo Final (1984)

Considerado o melhor filme da série por muitos (eu me incluo nestes “muitos”), o Jason da parte IV novamente muda bastante sua aparência, assumindo cada vez mais um rosto monstruoso. Se no terceiro filme as feições eram mais vilanescas, aqui o assassino apresenta um rosto muito mais deformado, como se estivesse sendo corroído, com um olhar disperso e triste. Pode parecer piração minha mas esse Jason parece muito mais uma criatura disforme que mata por irracionalidade, um “Frankenstein” serial killer, do que um assassino “mal absoluto” no estilo de “Michael Myers”. Sua aparência lembra também, em uma pequena escala, a de John Merrick em o “Homem Elefante”.

Seu final neste filme é bastante pesado, após ser enganado por um alucinado Corey Feldman careca e ter sua machete enfiada sem piedade na própria face.

Sexta Feira 13 – Um Novo Começo (1985)

Depois do melhor filme da série, temos um slasher fraquinho com um indesejado twist-ending: Jason não é Jason, é apenas um imitador que usava uma maquiagem bizarra para se parecer com o vilão e, claro, a máscara por cima. Esta estranha idéia não deu muito certo e acabou afundando a idéia de ter um novo homem por trás da máscara, fazendo os produtores pensarem nas maiores maluquices possíveis para trazer o cultuado assassino de volta para os demais capítulos da franquia.

Seu rosto é do ator Dick Wieand.

Sexta Feira 13 – Jason Vive(1986)

Como o título entrega, Jason volta do mundo dos mortos para aterrorizar Crystal Lake e seus adolescentes babacas, deixando pra lá a idéia de um assassino “de carne e osso” e partindo para o sobrenatural (não que a série fosse muito realista …).

Com um argumento para reviver o vilão que só poderia vir da série Sexta Feira 13, Jason retorna como uma entidade sobrenatural, super-poderosa e praticamente invencível. Sua aparência, obviamente, assume um tom muito mais demoníaco,  semelhante a um zumbi bombado, cheio de larvas e teias de aranha cobrindo seu rosto quando acorda do túmulo.

Uma máscara de latex um tanto cheesy, é verdade.

Sexta Feira 13 – A Matança Continua (1988)

Com o pior subtítulo da série no Brasil, a parte VII esquece o herói Tommy Jarvis e introduz uma menina com poderes telecinéticos que liberta Jason do aprisionamento pela qual foi submetido por Jarvis na sequência anterior. Mais um bando de adolescentes idiotas, mais uma chacina de rotina, Jason (agora como Kane Hodder) é desmascarado pela paranormal Tina e se revela como um monstro, completamente diferente de suas faces nas partes II, III e IV e ainda mais estranho que no filme anterior.

Este Jason poderia facilmente se passar como um dos demônios kandarianos de “Evil Dead” e seria bom se Ash surgisse para acabar com uma franquia que já estava bem desgastada.

Sexta Feira 13 – Jason Ataca em Nova York (1989)

Apesar da possibilidade promissora de ter Jason atacando em uma grande metrópole, a parte VIII é uma retumbante propaganda enganosa, com o vilão matando geral dentro de um navio e passando apenas 22 segundos em N.Y.

Para tornar as coisas ainda mais estranhas, sua aparência novamente muda e agora parece ser inspirada em um espantalho ou coisa assim. E para mostrar que esta nova sequência era puramente uma forma de fazer dinheiro em cima da marca até mesmo a origem de Jason, recontada neste filme, contrariava aquilo que a mitologia da série já havia mostrado.

Sexta Feira 13 – Jason Vai Para o Inferno(1993)

Após um início impactante em que Jason é executado por diversos militares, o que temos aqui é uma criatura bizarra que se trata do coração do vilão, mais parecendo um verme com um rosto feioso, passando de corpo em corpo para tornar seus hospedeiros assassinos. Ou seja, fim da linha.

Apesar de pouco aparecer, Jason Vorhees em formato humano parece estar todo queimado, o que não faz tanto sentido se baseando no fim da parte anterior.

Jason X (2002)

Seguindo o  clichê do “vilão no futuro”, Jason é levado para o espaço e acaba se tornando um super-soldado bombado e “metalizado”, sua face aparece em um pequeno momento, mais parecendo o Toxic Avenger.

Ah, apesar de tudo, esta foi a face mais próxima do Jason dos quatro primeiros filmes.

Jason x Freddy (2003)

O embate de ícones não nos traz nenhum close da face de Jason sem a máscara mas, muito provavelmente, sua face deve ser semelhante a dos primeiros filmes pelas feições visíveis quando esta de lado. Este foi o filme que iniciou a moda de bombar ícones do terror, com o assassino mascarado musculoso e alto, seguido à risca por remakes de “Halloween” e “O Massacre da Serra Elétrica”. Me pergunto qual academia eles frequentam …

Sexta Feira 13 (2009)

No reboot da série, Jason volta as origens de uma face deformada mais próxima a um ser humano, com um dos olhos e a boca deformados e cabelos (semelhante à parte II), com uma das aparências mais humanas (e feias) do assassino.

Infelizmente, o reboot faz bonito na maquiagem do assassino mas erra em repetir clichês criados nas sequências originais, com um Jason maratonista e que possui teletransporte, o tornando “super-humano” de qualquer forma.


18 comentários

  1. adorei o poste sobre jason,
    sempre gostei dessa linha de filmes porem eh dificil encontrar,
    conteudos sobre tal.
    assim q valeu
    to seguindo o site

  2. kara….a maioria das suas opniões foram validas….
    contudo….
    no reboot….
    eles diminuiram…muito…se n (extiguiram) o famoso teleporte do jason!!!
    ve o jason correndo atras da vitimas…foi massa!!!!
    ec reboot teve media 9-10

    lixo foi o reboot de nightmare on elm street……akele freddy ta fedendo d+!!!!

  3. Na minha opiniao a sequencia dos filmes deste grande incone do terror sao todos bons, mas começou a ficar muito repetido na maioria dos filmes por isso o meu voto de melhor da serie vai para: Jason vai para o inferno, este filme foi um alvo de criticas e o 3° da serie q menos faturou. Mas foi 1° a tentar alguma coisa nova, tem aquele ar de suspense e terror do começo ao fim, alguns filmes mostra q toda vez q o jason morre ele volta com mais força ainda, é isto q acontece neste filme ele tem o poder de se reencarnar nas pessoas.Alem deste filme ser bom ele é muito raro so foram distribuido algumas mil unidades pelo Brasil eu comprei o meu já dublado e original! e foi graças a este filme q surgiu a ideia do filme Freddy vs Jason.

    o novo filme sexta feira 13 (2009) é o pior da serie e da um tremendo furo pq no Jason vai para o inferno o acampamento é destruido e novo é volta!

    se alguem tem outra opiniao deixe seu comentario!

  4. o Jason é foda… todos eles são foda, não importa o filme…. mais o Jason do freddy vs jason é bem legal porque ele é bem grande e imortal, leva muitos ferimentos graves e não morre como nos outros filmes..

  5. Cara o primeiro que eu vi foi o que foi lançado em 2009 eu achei legal mais o povo dis que é o pior da serie seila eu gostei, gostei nada ameeei! sei o filme decorado inteiro ja asisti mais de 30 vezes tenho dvd e amo freddy vs jason cara aquela garota falando que o *** do freddy era miudo e o *** do jason era enorme eu começei a rir di mais e o jason di la é o melhor nao achem estranho mais eu nao achei o jason criança feio pra mim ele era muito fofinho!!!

  6. Acho q esse site não sabe muita coisa de Jason, já q vcs disseram q ele passou apenas alguns segundos em Nova York quando ele passou boa parte do filme lá mostrando muitas coisas da cidade …………, ficou mais tempo no navio claro mas também passou boa parte do filme na cidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s