DVD Review – A Mosca Edição Especial

Em 1986, David Cronenberg decidiu lançar um remake de uma obra de ficção científica da década de 50 chamada “A Mosca da Cabeça Branca”.

Entretanto, apesar de sustentar a idéia de que a inspiração veio de lá, o diretor canadense criou um filme completamente novo, com uma história atualizada sobre um cientista que descobre o teletransporte mas sofre as consequência quando tem seu DNA somado ao de uma mosca.

No filme original, a idéia era semelhante mas alguns momentos típicos dos sci-fi cinquentistas como uma mosca com a cabeça de David Hedison, foram modificados e até mesmo retirados desta adaptação de Cronenberg.

Somado a isso, é claro que o canadense não poderia deixar de nós presentear com uma dose espetacular de nojeira, na terrível transformação de Seth Brundle na criatura meio-mosca, o Brundlefly.

Entretanto, o filme não se resume à isso, construindo um momentum dramático apartir do romance do tímido Brundle com a personagem de Geena Davis, confusa entre continuar a ver o amado que se transforma em uma criatura bizarra e sua própria segurança, ao passo que Brundle começa  a perder os sentidos para se tornar uma criatura instintivamente reclusa e assassina.

Este clássico é, particularmente, um dos meus filmes preferidos, um filmaço único e diferente, com todo gore e nojeira até a exploração de aspectos sombrios e uma relação amorosa fadada ao terrível desfecho.

A raposa decidiu dar ao bem-sucedido filme de Cronenberg, uma edição digna de sua grandeza com direito à um discos de extras com uma tonelada de conteúdos  e um cuidado visual e técnico que deve agradar a todos os fãs deste classico moderno de horror.

Video:

A Mosca ganha uma transferência superior ao do lançamento original que a Fox havia colocado no mercado.

Presente em 1:85:1, seu formato original, as cores são bem definidas nos diversos detalhes que o filme apresenta, com um bom contraste sem deixar o filme carregado demais.

Não há artefatos de compressão evidentes e a granulagem da imagem não é excessiva, garantindo uma imagem nítida, que não esconde a idade do filme mas deixa claro que a Fox fez um bom trabalho.

Som:

O dvd traz 3 opções, um mix em 5.1 no audio original e audios em espanhol e português em mono, com a dublagem nacional original.

O som em 5.1 é excelente, dividindo os diálogos e sons ambientes da excelente trilha sonora de Howard Shore, permitindo um entendimento claro de cada fonte de som presente nas cenas do filme.

O som em mono é interessante e claro e a dublagem nacional deve satisfazer os nostálgicos.

A única reclamação é a falta da trilha DTS que acompanha o lançamento R1 e a falta do audio original em mono.

Extras:

Disco 1 (Filme):

– Trilha de comentários de David Cronenberg

Certamente, Cronenberg é um dos melhores na arte de comentar os seus filmes porque o faz com clareza, de forma divertida e reveladora. E é por tudo isso que o pecado mortal da Fox nesse lançamento foi não legendar essa bela trilha, mantendo a tradição das distribuidoras brasileiras de não darem a mínima para o fato de que é difícil, até mesmo para quem entende inglês, acompanhar uma trilha de comentários.

Disco 2 (Conteúdo adicional):

– Medo da Carne: O Making Of de A Mosca

Este gigantesco documentário, dividido em 3 partes (com a opção de ser visto completo e extendido)  é uma aula sobre o filme de Cronenberg, focando desde a escolha do cast até os efeitos especiais, os conceitos de arte, o tipo de efeitos, os testes, cenas cortadas …

Com entrevistas recentes de Chris Walas, Jeff Goldblum e Geena Davis, o making of é muito bom e, ao longo de suas mais de duas horas (extendido, chega a 2 horas e 40 minutos!), entretem e esmirilha o filme.

Seu único defeito é a ausência de David Cronenberg nas entrevistas.

– O Museu Brundle de História Natural

Com 11 minutos, esse featurette se concentra na parte visual do filme, mostrando os conceitos em desenho da criatura e dos cenários assim como os efeitos concretizados, parte da coleção de Bob Burns.

Tudo isso narrado e apresentado pelo maquiador e responsável pelos efeitos especiais do filme, Chris Walas.

– Cenas excluídas

3 cenas filmadas e uma cena escrita no roteiro compõe essa seção do dvd, entre elas, a famosa cena do Macaco-Gato.

Há também as cenas extendidas, compreendendo duas delas, a cena da reconciliação entre Seth Brundle e Veronica e a cena da poesia do bife, onde o personagem de Goldblum tem um insight enquanto prepara um bife “clonado”.

– Trabalhos escritos

O conto de George Langelaan que saiu na playboy, o roteiro original de Charles Edward Pogue, o roteiro reescrito por Cronenberg e artigos de revista sobre o filme, todos em inglês.

– Testes para o Filme

Esta seção possui videos retirados do negativo original, mostrando os testes feitos pela equipe na pré-produção do filme.

Começando pelas diferentes idéias e tratamentos visuais para a cena de abertura até efeitos da iluminação dos pods de teletransporte, os testes com diferentes maquiagens para Brundlefly, a explosão da cabeça da criatura no fim do filme e um divertido video com Cronemberg vestido de mosca demonstrando como Goldblum deveria caminhar nas paredes nas cenas onde isto acontece.

– Materiais promocionais

Trailers e teasers (tanto deste filme quanto de sua continuação e dos dois filmes que inspiraram Cronenberg), o press kit original do filme (único featurette com Cronenberg sendo entrevistado), um perfil em video de David Cronenberg fazendo um recap da carreira do diretor canadense até realizar A Mosca.

Por fim, uma interessante galeira de posters e materiais promocionais impressos.

– Galeira de fotos

Uma extensa galeria de fotos publicitárias, dos bastidores, desenhos conceituais e dos efeitos especiais do filme.

A Mosca Edição Especial é, talvez, um dos dvds mais fartos em materiais extras que já sairam em nosso país.

Veredito:

A edição é definitiva para um filme definitivo em termos de horror e efeitos especiais, com uma transfer fantástica e extras que focam todos os aspectos imagináveis da produção.

Be Afraid, Be very afraid … mas não se sinta com medo de comprar essa edição perfeita em dvd!

Geena Davis, sempre linda ...

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s